Inclusão Social e Digital através da musica


É possível a inclusão Social e Digital através da música?
Segundo Alan Cardoso, está mais do que comprovado que sim.

No setor educacional, o uso de tecnologia tem sido cada vez mais frequente. A cada dia surgem novas tendências e precisamos estar sempre antenados.Existem ferramentas computacionais que proporcionam formas diferentes de contato com a prática musical. O uso de sintetizadores, editores de partituras e ambientes virtuais são algumas ferramentas utilizadas dentro deste contexto, proporcionando novas possibilidades de aprendizagem.

"A música tem como dom envolver,unir,encantar,despertar emoções e desejos em nós seres humanos.”

Por intermédio da música extravasamos nossos maiores sentimentos,fazendo com que o potencial criativo se desenvolva incidindo diretamente na aprendizagem de uma nova língua.

Em oficinas podem ser trabalhadas o aprendizado dos adolescentes através de noções de instrumentos virtuais,composição musical através do computador, prática com algum instrumento... “A música é parceira na educação”.Num projeto ele afirma que quem presencia diariamente a evolução dos estudantes tanto musicalmente como também indivíduos inseridos em uma sociedade, alguns chegam tímidos, com as oficinas vão se soltando, voltam para a escola com melhoras em um todo, pois, a música  trabalha também o intelecto e o lado emocional do ser humano.Com o avanço dos aprendizados, segundo Alan, nessas oficinas foram incluídas ÁUDIO E VÍDEO e NUCLEO DE INCLUSÃO DIGITAL. O uso dos computadores, em conjunto com a oficina de música e de áudio e vídeo possibilita o acesso a uma variedade de informações que acelera o aprendizado dos adolescentes.Programas musicais auxiliam no aprendizado musical, pois através deles podem conhecer diversos instrumentos,equipamentos de som, samplers, efeitos e escrita musical. O importante é que nas oficinas os adolescentes desenvolvam  trabalhos que exploram o aspecto lúdico e a criatividade;mais do que ensinar a técnica, o importante é despertar a criatividade e o interesse, para que ele possa encontrar uma forma positiva de atuar em sociedade e também incluído digitalmente.  

Nenhum comentário: